3.10.11

Sou adolescente e busco uma igreja, o que fazer?

Primeiro, se você entre seus 14 e 18 anos busca de espontânea vontade uma igreja, sente esta necessidade, isto já é 50% de um grande motivo de louvor. Porém, que causa o instiga tal desejo?

Muitos dos jovens que conheci nas igrejas, na verdade, a grande maioria fez da igreja o seu meio social e não digo que não possa ser, mas se este for o que alavanca a situação, aí habita um grande erro. O sexo oposto na época de maior ebulição sexual é um ótimo pretexto para buscar-se uma igreja, se a mesma armazena em seus limites gatinhos e gatinhas, mas se da mesma forma esta for a causa primeira, será também a primeira a afastar-lhe da mesma. Também existem as amizades escolares que se estendem para o campo religioso, isto também presenciei em grande quantidade, como presenciei sua derrocada pela falta de motivos realmente religiosos em torno deste reduto social. Há também aqueles que por serem jovens renegados ou anti-sociais buscam na instituição religiosa uma saída para sua solidão, já que ali geralmente são bem acolhidos, principalmente porque quem acolhe também vê vantagens em fazê-lo, se porém uma fé verdadeira não brotar no interior destes ex-solitários, eles cansados da hipocrisia religiosa buscarão em outros lugares seu recanto pop e ainda estarão aptos a expressarem sua amargura contra aquilo que viveram, situação que também vi com meus próprios olhos. A estes, meu melhor conselho é que vivam a juventude livremente longe de qualquer religião, tanto para não prejudica-las, como para não prejudica-los, isto fará que no momento certo a religião encontre os vossos corações.

Agora, se você é um jovem da mesma idade, e está sentindo esta necessidade sem nenhum dos motivos citados acima, então este momento certo já chegou na sua vida, isto quer dizer que o dia do chamado chegou, se seu peito arde pela causa religiosa, é Deus quem lhe chama para a vida comunitária da igreja. Mas qual igreja?

A igreja que é a vida com os irmãos de verdade, onde você consiga se encontrar com pessoas que pensem como Igreja/Corpo de unidade cristã.

Para encontrar uma instituição cristã onde se possa viver esta Igreja é necessário primeiro pesquisar os históricos das instituições partindo da história do cristianismo; calma, que não é tão complexo assim. Analisar igrejas que possuam uma base teológica forte (e não tão cheia de normas e regras, que aí você cai em coisas tipo adventistas do sétimo dia e testemunhas de jeová, e isto Deus não quer), mas os exemplos da reforma protestante e igrejas clássicas são um bom exemplo, deve-se evitar igrejas clássicas com adendo no nome, tipo: “Assembléia de Deus do fogo santo”, ou “Igreja Batista porta da revelação”, ou “Igreja Luterana Renovada dos Milagres” e coisas do gênero. Tendo como base alguns nomes de igrejas cristãs de conceito teológico, você pode partir por uma peregrinação de conhecer as que existem na sua cidade, infelizmente cheguei a conclusão de que quanto menor a cidade, mais desqualificada é a liderança da igreja, mas cabe a nós estudarmos para mudar este quadro. Outra coisa que você enfrentará neste caminho é o chamado “puxar a sardinha”, tipo, você visita uma igreja e logo a liderança de jovens vem dizer que você tem que ficar ali, porque ali é a melhor igreja que existe, porque tem o pastor mais abençoado, porque ensina melhor que a outra, etc, isto é um péssimo sinal, foge deste lugar!

Neste sentido, das igrejas conceituadas, não existem ruins ou boas, apenas diferenças que irão se encaixar na característica pessoal do fiel. Na minha cidade natal, eu conheço um rapaz que é tão parado, que ele só se sente bem numa igrejinha presbiteriana pequenina que possui meia dúzia de idosos; enquanto conheço outras que só se sentem bem em lugares bem agitados e barulhentos; eu, por exemplo, não me vejo em nenhuma das duas, porém não descarto a necessidade de ambas. Nesta sua peregrinação você acaba encontrando mais similaridade de idéias em uma que em outra, mas também tem a questão do ambiente das pessoas e a compatibilidade de pensamento e cultura dos que ali estão com você. Eu freqüentei um lugar onde sentia necessidade de um diálogo mais aberto, cultural e até intelectual, o que não acontecia, não me permitindo encontrar por completo naquele grupo que era mais freqüentado por pessoas de um bairro e trazia características sociais ruins deste tipo de lugar, começando pelo seu pastor.

É fundamental encontrar um grupo que se identifique com você, que ali existam pessoas com coisas em comum com as suas para haver certa cumplicidade não só espiritual, mas também epidérmica.

Apesar de tudo isto que foi dito, creio que a melhor alternativa para um adolescente nos dias de hoje, que nasce com o pensamento pós-moderno, seria uma comunidade “descolada”, espiritual e mais intima, como é possível encontrar hoje na internet e que se materializam em reuniões em Universidades, nas casas, nos cafés e até mesmo em um local especifico, mas que exercem esta expressão cristocêntrica de forma que faça mais sentido no mundo conectado que flui pelos dias do terceiro milênio. Onde a vivência de Cristo no ser humano possa evoluir para a vivência do respeito e da saúde plena do ser para a sociedade dentro do projeto divino no indivíduo.

Se você é um adolescente que sente este chamado, fale com Quem te chamou no silêncio do seu quarto, encontre nas palavras dos evangelhos o sentido desta vivência e permita que o Espírito te guie pela liberdade no melhor da ousadia da idade para exercer o que lhe foi proposto pelo Criador, pois este o levará a aquilo que fará sentido em seu coração.

Diego Marcell

Nenhum comentário:

Postar um comentário