2.10.11

O Mistério como probabilidade social

Todo Universal parte do individuo, o grande mistério habita no porquê de que a massa é manobrável. Os blocos institucionais são grandes culpados, mas será que são a culpa essencial? O ceticismo da própria situação social e o direcionamento do início da formação familiar e/ou escolar são outros. Mas será que são os grandes motivos?

O trabalho na nova formação escolar que atue de forma concreta nesta formação de seres pensantes através da filosofia e o trabalho da própria filosofia são apenas instrumentos que irão auxiliar a humanidade no convívio aceitável, lhe mantendo longe da barbárie, porém há o mistério que habita na alma de cada individuo que é a potência que o faz optar pelo que ser durante a vida. Apesar de a sociedade se apresentar acorrentada por opção na correnteza dos fatos, este ato de submissão também faz parte do mistério, que escolhe alguns para estarem ali por volitude espiritual ou sobrecarregada de fatores cognoscíveis.

O indivíduo deve se descobrir dentro da sociedade que é a grande eclosão para o utópico andamento do Todo Social e a saída dos conceitos prisionais da indústria cultural.

A escola deve como método promover a abertura dos conceitos, já que não basta conhecer os objetos culturais que se tornam superficiais na sociedade fast-food; a entrega dos conceitos também não é para gerar a necessidade do consumo destes, mas a profundidade em termos plausíveis para aceitá-lo ou não de acordo com o seu individuo. Neste processo de opções reais que o indivíduo vai ao seu próprio encontro e ali nasce o respeito e a crítica, devido o conhecimento tanto dos objetos quanto das inúmeras formas de pensar; a reflexão e o auto-entendimento o levam a opção por objetos verdadeiramente relevantes para si. Isto seria visível no nivelamento numérico das visualizações de vídeos no Youtube ou no acesso e pesquisas no Google, por exemplo, e seria um tanto evidente a negação por (vou chamar de) “fã clubes”, estaria então exposta a degustação livre por aquilo que o indivíduo opta, sendo a verdadeira democracia exercida na alma de cada ser, e a influência tomaria um sentido mais puro ou deixaria de existir para a autonomia das individualidades encontrarem verdadeira cumplicidade no todo cultural. Grupos que não negando o que se assimila, mas valorizando a diversidade para o complemento de sistemas que agiriam com honesta e libertária conexão para o funcionamento mais preciso em todos os campos da sociedade.

Porém se isto não acontece, ou por culpa do Éden ou por aquilo que Nietzsche declara que aconteça por um trauma que leva ao espírito livre quando a angústia começa a se apossar em algum momento daquele que o possui. No lapso primordial de determinação dos escolhidos ainda permanece o mistério, que tanto em Nietzsche, quanto no Éden podem ser a mesma, ou que Nietzsche nem tenha se referido a estes como escolhidos, mesmo que evidentemente se tornem se aqui colocarmos o Destino não como pré-determinação, mas como o “impossível de conceituar”, tendo passado no mínimo três mil anos de pensamento filosófico e a impossibilidade de alcançar certas questões transcendentais, talvez busquemos nesta (mesmo que mistério) ou em outras possíveis questões existentes ou que possam surgir, o mais aceitável para a vida humana social.

Se a causa inicial for um conflito causado por combinações naturais e matemáticas segundo o aglomerado partindo da hereditariedade até situações de tempo e espaço, e a deficiência, como coloca Nietzsche, em algum setor destes seres os façam enxergar por outra ótica ou formular lapsos brilhantes em decorrência disto, também seria mistério, mas menos por influência de um Destino Metafísico, o que talvez anulasse o Éden e faria sentido o que alguns pensam desta insistência para a geração de traumas como saída social, apesar de ainda se verem poucos resultados históricos.

Apesar de eu crer num paradoxo, onde se faça 50% de cada teoria e, além disso, pela experiência do mundo que nunca deu melhoras muito superiores a certa média, o que me faz pensar no ser humano com estas influências divididas, mas também que este Destino o coloca, o pré-escreve neste contexto futuro, hereditário, espacial e temporal para se cumprir a Vontade Absoluta, que não age como objeto de desejo que tem sua satisfação no mundo, mas para fins que desconheço, Mistério.

Também se pode avaliar pelo olhar existencialista de Heidegger, que os escolhidos passaram da existência banal para a existência autêntica, através do ato metafísico que o faz diferente da massa, o reconhecimento de si no mundo é manifestação da graça de Deus e também o que gera libertação, o liberto enfim vai de encontro com a graça de Deus.

Diego Marcell 12-04-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário