4.8.17



Cheguei a conclusão de que todo sistema educacional é inútil quando tive consciência de que tudo que aprendi a ponto de fazer diferença em meu ser se deu por um sistema único e particular, interno, pois o aprendizado se comprova pela mudança do ser e não pelo acumulo de conhecimentos.
            Evidente que o desenvolvimento disso se dá pelo contato com o externo, os conteúdos, mas sobre a assimilação das coisas em si é que está o grande problema da educação. Educação, este termo que quer dizer algo, mas também não passa de um conceito criado por uma estrutura que podemos questionar.
            Um exemplo disso, quando eu jogava futebol, todos os fundamentos técnicos não me faziam um jogador compatível, os erros existiam, sobressaiam-se mais que os acertos, e por que ninguém me trazia a solução? Porque tais erros pertenciam somente a mim, assim como as dádivas do acerto, mas tais dádivas são ovacionadas e por mais que tentem copiar será somente adaptação; então eu precisava encontrar o motivo inerentemente pessoal dos meus erros, foi aí que criei a virtuosidade.
            Os estilos das artes marciais são isso, o criador de um estilo só criou tal estilo porque ele encontrou a eficiência de uma técnica pessoal, quando se é incapaz de encontrar uma técnica pessoal se é discípulo, o discípulo pode ser um virtuoso por natureza, mas nunca um criador de virtuosidade. O virtuoso por natureza é alguém que foi agraciado por capacidades físicas e mentais de alcançar a excelência de algo que já existe, esses não tem necessidade de criar, porque a natureza já lhes concedeu atributos para vencer.
            Aquele que tem uma natureza fraca, com grau deficitário que o impossibilite vencer, como eu, este deve num processo solitário olhar para dentro de si, buscar no mais profundo de suas vontades a potência criadora para competir.
            É solitário porque o criador necessariamente estará contracorrente, pois ele deverá provar que todos os valores que o vento lhe arremessa no rosto são falsos como predicados humanos. Isso lhe fortalece de tal maneira e lhe prepara - sendo que todo caminho se constrói sobre a experiência do erro – que ao chegar a hora da guerra, seu espírito, mente e corpo estarão aptos a vencer o gigante da maneira mais rápida, pois o agraciado pela natureza passa daquele que tem tudo a seu favor ao que tem tudo desfavorável pois nem seu corpo, nem sua mente deram ao seu espírito soluções para quando a certeza deixa de estar.

Diego Marcell
04 de agosto de 2017
Pequenos ensaios

Nenhum comentário:

Postar um comentário