4.10.11

Teologia subumana

É preciso ter capacidade filosófica para chegar a verdade. Os religiosos criam monstros. Como dizia Nietzsche: “Ai de todos os espíritos livres que não estejam precavidos contra semelhantes ilusionistas! Podem despedir-se de sua liberdade porque lhes ensinas, ó sedutor, a voltar a suas prisões!”

Homens multifacetados atraem multidões, vale tudo por dinheiro, virou comercio, comercio de almas. Mais uma de Nietzsche: “E os que mais vos agradam não são os que conduzem para fora do perigo, mas aqueles que vos levam para longe de todos os caminhos, os maus guias.”

Fizeram do templo seu parque de diversões, manipulam com sua variedade de shows “espirituais”, seus mágicos possuem a formula para produzir fé, brados promocionais atraem os leprosos do coração que são facilmente convencidos por uma teologia subumana. Para esses fantasistas que não possuem um fio de temor do Todo Poderoso... vai Nietzsche: “Porque o temor é sentimento inato e primordial. Pelo temor se explica tudo. O pecado original e a virtude original. Minha própria virtude nasceu do temor. Chama-se ciência.”

Diego Marcell 22-03-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário