26.9.11

O futuro emergente – reflexo brasileiro

Não podemos transformar um movimento natural, em um movimento fechado, institucional, dogmático ou dogmático às avessas. Um movimento que nasce como resposta a nova forma de pensamento não pode impelido pela velocidade deste novo mundo entrar em decadência anulando a visão aberta e necessária as localidades, generalizando-as pelas idéias de alguns “papas” do “movimento”, que sendo desta forma deixa de ser um movimento dentro da proposta para entrar em igualdade as ultrapassadas linhas cristãs do passado recente e mais antigo também. Digo isto por ter assistido um vídeo de John Piper no qual ele fala sobre a igreja emergente; entendo perfeitamente o que ele diz, apesar desta visão ainda estar um pouco avançada para nossa realidade brasileira que deve estar uns 10 anos atrás da americana, enquanto ainda colhemos os louros do neopentecostalismo da igreja Mundial do Sr. Santiago. Apesar de toda conexão da rede.

Mas que a nossa ainda novata e por isso pura igreja emergente não caia nas tentações universalistas que a religiosidade humana costuma implantar nos fiéis, mas que se readapte no país com uma teologia própria e ortodoxa e produza finalmente um pensamento teológico de destaque, que aprenda a pensar de forma independente dos padrões norte-americanos, para sair daqui um exemplo de relevância mundial que faça sentido tanto na catolicidade da Igreja, quanto na reflexão teológica para o pensamento pós-moderno, sendo cristianismo clássico como Dan Kimball nos ensina no seu livro A Igreja Emergente.

É preciso que a nossa mente esteja saudável para que a mensagem entre de forma correta e mantenha-se límpida para fluir pelas comunidades e pelo mundo.

É possível uma mutação, a forma que irá tomar se acontecer é impossível prever, mas devemos constantemente buscar uma renovação que faça sentido a atualidade e que traga respostas relevantes centradas na verdade que é Cristo sempre presente em diferentes épocas.

Diego Marcell 10-02-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário